CANDIDATOS A BOLSAS ARTÍSTICAS EUROPEIAS ULTRAPASSAM LARGAMENTE AS VAGAS EXISTENTES

Foram 110 as candidaturas recebidas pelo Instituto Politécnico de Viana do Castelo [IPVC] para as bolsas artísticas europeias do European Citizen Campus [ECC]. “Um número que ultrapassou largamente a expectativa inicial, uma vez que para as 24 vagas abertas registou-se um número muito superior de candidatos oriundos de todo o país e de várias universidades e politécnicos”, disse Joel Pereira, coordenador da Oficina Cultural, entidade do IPVC que coordenou o processo de candidaturas.

Os resultados demonstram que este modelo de formação fez todo o sentido para os jovens portugueses, pois é sustentado numa parceria de várias entidades de ensino superior europeias, em que o IPVC se inclui. “Por vezes, existem dificuldades em tornar iniciativas ligadas à arte e cultura apelativas, mas neste caso conseguiu-se exatamente o oposto, o que nos congratula”, salientou, ainda, Joel Pereira.

Recorde-se que de Portugal irão participar 24 alunos, num total de 144 a nível europeu. O ECC permitirá a realização de workshops com artistas de renome internacional (dois portugueses) em seis países. Os alunos desenvolverão trabalhos na área da pintura, fotografia, música, interpretação entre outros, cujas temáticas se revêm com a questão da cidadania

europeia.

Os melhores trabalhos irão estar presentes numa exposição coletiva em Bruxelas, no próximo ano, havendo também diversas mostras de arte regionais.

###

Viana do Castelo, 24 junho ‘14

INFORMAÇÕES À IMPRENSA

Responsável pela Promoção e Organização de Atividades Culturais da Oficina Cultural do IPVC

Professor Joel Pereira – Telm.: 916 052 220